Aumente Sua Produtividade com Administração do Tempo

Devido nossa rotina cada vez mais com mais responsabilidade e tarefas é bem comum as pessoas se sentirem estressadas e até mesmo dizendo que o dia com 24 horas não é suficiente para atender sua demanda. Será que realmente o tempo está escasso ou você não está sabendo usar o tempo a seu favor. É para isso que serve a administração do tempo.

Em uma palestra de administração do tempo que nossa equipe participou um tempo atrás foi feito as seguintes perguntas no início da apresentação e que acho que vale a pena trazer para reflexão de vocês, caros leitores:

  • Você sente que 24 horas não é suficiente para resolver todas as atividades?
  • Você costuma perder prazos de entrega de suas tarefas?
  • Você passa do horário para finalizar suas demandas?
  • Você vai ter de passar a madrugada de hoje trabalhando em sua residência, pois não cumpriu tudo o que tinha para fazer no expediente?
  • Geralmente você leva trabalho para sua casa?
  • Nos últimos tempos, você se sente sempre reclamando de tudo?
  • Você não tem tempo ou nem motivação mais para sair com amigos e familiares?

Se você respondeu sim para a maioria das perguntas, saiba que esses são os sinais mais altos de que para aumentar sua produtividade e ter mais qualidade de vida será necessário gerir melhor seu tempo.

O que é administração do tempo?

Muitas pessoas acham que fazer a gestão do tempo é ter o controle total de tudo no seu dia a dia. Mas isso é praticamente impossível nos dias de hoje. Portanto, administrar bem seu tempo é fazer o que precisa ser feito de forma organizada e usando seu tempo da melhor forma para cumprir suas metas diárias.

Uma das principais vantagens em organizar seu dia é ter tempo suficiente para fazer tudo o que precisa ser feito e ainda sobrar tempo para você curtir da melhor forma: seja sozinho, com amigos, familiares, etc.

Quando você não usa bem seu tempo é bem capaz de reclamar que sempre está se sentindo cansado, estressado, sem paciência e com sensação de correr, correr e parecer não sair do lugar.

Administração do tempo é  se tornar mais produtivo, organizado e sem estresse com muito mais qualidade de vida.

Como conseguir gerir melhor meu tempo?

Vamos então lhe passar algumas formas de conseguir se organizar melhor. Confira:

  1. planeje seus dias de trabalho com bastante antecedência, não deixe para o dia;
  2. levante-se um pouco mais cedo, pois o dia renderá mais e melhor;
  3. não se sobrecarregue com compromissos que você não pode assumir. Lembre-se, você é humano;
  4. não se sobrecarregue de tarefas, prefira delegar as que não tenha necessidade de sua atuação tão direta;
  5. marque um tempo para cada tipo de tarefa;
  6. faça sempre uma tarefa de cada vez;
  7. procure usar mais a comunicação on-line;
  8. evite falar muito ao telefone, prefira usar o e-mail para ter mais controle dos assuntos;
  9. mantenha o local de trabalho sempre organizado;
  10. não saia da sua rotina;
  11. ao final de cada dia e semana de trabalho, analise se tudo foi cumprido dentro do prazo e, se necessário, faça ajustes para que haja uma melhoria contínua;

Essas dicas podem até parecer difíceis de praticar, mas se lembre que um comportamento só adotado se você ter o hábito diário de praticá-lo. Tente fazer isto por uma semana e veja se teve resultados.

Ser organizado e cumprir suas metas diárias irá lhe proporcionar uma qualidade de vida muito melhor e tenha certeza, os outros irão notar como você irá se tornar uma pessoa e profissional melhor!