Dicas para Impressionar em uma Entrevista de Emprego

Na crise que o Brasil está passando atualmente, está cada vez mais difícil conseguir um emprego, pois a competição é muito grande e só fica com a vaga quem for o melhor.

O primeiro passo para conseguir um emprego é se qualificar  para o cargo desejado. Em seguida, o profissional deverá se preparar para a entrevista de emprego, que é o passo mais importante para conseguir um trabalho.

Dicas para impressionar em uma entrevista de emprego

Prepare a memória – Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, o candidato à vaga fica muito nervoso e na hora da entrevista pode esquecer algo importante da sua carreira, por isso, é importante anotar no papel, os momentos mais importantes que teve no trabalho, aí quando o entrevistador perguntar, você estará preparado.

Pessoas sem experiência profissional – Para quem está em busca do primeiro emprego, a dica é anotar as experiências mais importantes que teve na escola, pois é muito importante para o entrevistador saber que o jovem é capaz e pode ficar com o cargo disponível.

Evite o nervosismo – Pode parecer difícil, afinal a entrevista de emprego é uma situação em que está sendo avaliado e a pessoa que está na sua frente vai decidir se está qualificado ou não para o trabalho, mas se acalme, pois profissionais nervosos costumam mostra insegurança e os recrutadores não gostam disso.

Escolha a roupa certa para vestir – Em uma entrevista de emprego, a roupa escolhida conta muito. A dica é usar roupas sociais, por exemplo: mulheres podem investir em calças de tecido ou saias médias ou longas e uma camisa feminina ou uma blusa bonita com detalhes discretos e um blazer, já os homens devem optar por camisa social e calça de tecido, a gravata e o paletó, vão depender do cargo. Os acessórios não podem ser muito chamativos e se tiver tatuagens cubra-as.

Tenha cuidado no que vai falar – É essencial que o entrevistado preste muito atenção no que vai falar e na forma de falar. Procure não falar com erros de português ou gírias. Fale somente o necessário, sobre o que for perguntado.

Estude sobre a empresa – Antes da entrevista de emprego, os candidatos devem estudar a empresa onde vão fazer a entrevista de trabalho. Pesquise sobre a companhia na internet, assim descobrirá tudo sobre o estabelecimento.

Pense nos seus pontos fracos e fortes – Todos os candidatos que participarão de uma entrevista de emprego devem ter na mente todos os seus pontos fracos e também os fortes. Descubra seus pontos fortes e prepare exemplos que os demonstrem, com situações vividas que comprovam as suas qualidades. É preciso também descobrir seus pontos fracos, os pontos em que você precisa melhorar, pois isso pode ser falado na entrevista.

Ensaie em casa – Pesquise na internet as perguntas mais frequêntes em uma entrevista de emprego e ensaie em casa, com isso, seu nervosismo diminuirá.

Relaxe – Na noite anterior à entrevista de emprego, consuma uma alimentação leve e tente dormir, pelo menos, oito horas, mas cuidado para não esquecer a hora da sua entrevista.

Higiene – Vá para a entrevista de emprego com roupas e sapatos limpos, cabelo bem penteado, unhas bem feitas e uma maquiagem leve, pois a aparência é essencial em uma entrevista de emprego.

Portanto, siga as dicas acima para impressionar em uma entrevista de emprego, faça tudo que estiver ao seu alcance e aguarde uma resposta positiva.