Importância de Dar Feedback Positivo e Negativo

Administrar uma empresa de sucesso não é nada fácil, porque é preciso dar atenção a muitas coisas, como o mercado que abrange o setor da sua empresa, a qualidade de vida dos seus funcionários, a produção da empresa e muito mais.

Uma das melhores formas de incentivar os profissionais de uma empresa e ter uma relação próxima com eles é realizar constantemente o feedback, que dependendo da ocasião pode ser positivo ou negativo.

O que é feedback?

O feedback é a principal ferramenta de medição do desempenho dos funcionários. A sua aplicação contribui para orientar os profissionais e oferecer um parecer sobre o seu trabalho. O feedback é uma pratica muito comum nas empresas de hoje, algumas pessoas ainda o veem como um “puxão de orelha”, porém o feedback representa uma crítica negativa ou positiva, mas sempre construtiva.

O objetivo principal do feedback é reforçar as qualidades, diminuir os defeitos e contribuir para o crescimento profissional do funcionário. Todo feedback traz retornos e consequências. Desses resultados, podemos ver como essa pratica é importante. O retorno diz respeito ao aprendizado que essa ferramenta dar para os funcionários. Depois de um feedback o funcionário saberá quais pontos deve manter e quais deve mudar.

Já em relação a consequência, está aliada à motivação do funcionário em desempenhar um bom trabalho a partir da crítica construtiva que recebeu, porque se sentirá reconhecido pelas coisas que faz.

Quando o feedback é negativo, o funcionário será orientado a implantar as mudanças necessárias porque ele entenderá que seus superiores estão acompanhando as  suas atividades e se interessam por seu desenvolvimento.

Importância do feedback positivo e negativo

O feedback é muito importante, não importando se é positivo ou negativo, pois é uma ferramenta de comunicação entre os funcionários e seus superiores. Ele possibilita o aprendizado e a melhoria do ambiente de trabalho. Elogios diários ou avaliações de desempenho são usados para orientar os colaboradores.

O feedback diminui ansiedades e incertezas, por isso é uma ferramenta que mostra respeito e consideração pelos seres humanos. A maior parte da nossa reação nas mais variadas ocasiões só é percebida com a ajuda das pessoas que trabalham e vivem perto de nós.

A importância do feedback positivo e negativo é que ele oferece aos funcionários a compreensão de como eles estão sendo vistos no ambiente de trabalho. Essa atitude alinha o comportamento do trabalhador ao grupo, o que faz com que a empresa alcance melhores resultados.

Tipos de feedback

O feedback deve ser feito pelo superior direto do trabalhador. O líder é a pessoa que tem maior contato com o profissional, portanto já existe uma relação de confiança, por isso a aceitação do feedback é maior.

Os tipos de feedback são: Positivo, esse é o feedback mais aguardado pelos funcionários, pois consiste em elogios e exalta os pontos fortes do profissional; Feedback negativo, é o mais temido pelos trabalhadores, porque o chefe destaca os erros do profissional e indica os pontos que ele deve melhorar e feedback construtivo, que consiste na junção do positivo e negativo, porque aponta o que não está certo e fala dos pontos positivos do funcionário.

Portanto, o feedback é uma ferramenta muito importante para o dia a dia de todas as empresas, pois aproxima os chefes e seus funcionários.