Qual a Importância do Recursos Humanos

Para uma empresa dar certo ela precisa de vários setores que unidos formam um negócio seguro e promissor. Entre os setores que mais se destacam em uma empresa está o Recursos Humanos.

O setor de recursos humanos das empresas não apenas entrevista, seleciona, contrata e demite os funcionários. O RH é o responsável por todas as práticas e políticas relacionadas à administração de comportamentos dentro de uma empresa. O departamento de Recursos Humanos considera as pessoas como recursos, criando estratégias e investimentos para desenvolver as capacidades de cada profissional.

Qual a importância dos Recursos Humanos

O RH está envolvido totalmente no funcionamento de todas as áreas de uma empresa, na medida em que trabalha como mediador entre os interesses dos profissionais e os da empresa. Através de análises que levam em conta não só o contexto pessoal, como o profissional em que cada trabalhador se encontra.

Os Recursos Humanos contribuem para a construção de planos de carreiras que combinam com cada colaborador desenvolvendo habilidades e competências de todas as pessoas envolvidas.

Diferencial dos Recursos Humanos nas empresas

O principal diferencial da área de Recursos Humanos nas empresas é que ela é um canal de comunicação entre os profissionais e a empresa. Esse canal está sempre aberto para ouvir as necessidades e planos dos trabalhadores em relação ao seu desenvolvimento e crescimento profissional.

O setor de Recursos Humanos contribui para o sucesso de qualquer companhia, pois mantém os funcionários satisfeitos e motivados.

Mudança no setor de Recursos Humanos

Nos últimos anos o setor de Recursos Humanos passou por uma grande mudança deixando de ser somente operacional e passando a ser uma área parceira na gestão de pessoas, onde gestores e empresas têm se aliado como parceiros estratégicos para a tomada de decisões essenciais para a empresa que refletem diretamente no potencial dos seus recursos.

Ganhos para as empresas que investem no setor de RH

Os ganhos para as empresas que investem na área de Recursos Humanos são muito grandes. O capital humano é o principal bem e também é a maior fonte de custo das empresas. A folha de pagamento chega a custar 20% a 30% do faturamento de uma empresa e conseguir tirar o melhor deste recurso é essencial.

A empresa ganha quando capitaliza este recurso, ou seja, o profissional, aumentando a eficiência e produtividade por meio de práticas de engajamento e motivação, porque um grupo motivado trará mais retorno para as tomadas das decisões futuras.

As principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos é estar antenado com os negócios, conhecer práticas de recursos humanos e também do negócio da empresa para poder propor ações para aumentar os resultados. Hoje o setor de Recursos Humanos se tornou um processo de gestão de pessoas integrado onde o profissional de RH está na empresa como um suporte do negócio.

Competências exigidas de um profissional de RH hoje

Nos dias atuais, o profissional de RH tem que entender muito de tudo que se propõe. Mais do que nas suas áreas, como folha de pagamento, treinamento e desenvolvimento dos profissionais e remuneração, ele tem que entender de todo o negócio da empresa em geral.

Portanto o setor de Recursos Humanos é muito importante para uma empresa, pois ele tem a função de cuidar de tudo relacionado aos trabalhadores da companhia e ainda ajudar a empresa em outras áreas.