Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Diariamente os trabalhadores do mundo inteiro exercem as suas atividades em ambientes pouco propícios, e isso, muitas vezes, podem acarretar em acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para diminuir os acidentes de trabalho, as empresas contam com um setor de segurança do trabalho chamado CIPA, que fica responsável por todas as atitudes que visam acabar com as doenças e acidentes de trabalho. Entre as ações disponíveis para acabar com os acidentes de trabalho está a SIPAT.

O que é SIPAT?

SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) é uma semana de treinamento que toda empresa deve oferecer aos seus funcionários uma vez ao ano. Esse evento oferece aos profissionais de uma determinada empresa, várias atividades com a finalidade de conscientizar a todos os trabalhadores sobre os riscos que eles correm todos os dias nos ambientes de trabalho.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho deve ser organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que todas as companhias devem ter. O planejamento da SIPAT deve ser feita pela CIPA em parceria com o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho).

Em muitas empresas, o setor de Recursos Humanos participa ativamente da organização da SIPAT, principalmente para colocar o fator comportamental como forma de mudanças.

A SIPAT deve ser realizada no horário de trabalho já que é considerada como uma espécie de treinamento que todos os profissionais da empresa precisam participar.

Objetivos da SIPAT

O principal objetivo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) é conscientizar os trabalhadores, através de diversas atividades, sobre a grande importância da prevenção das doenças e acidentes do trabalho.

A SIPAT trabalha na conscientização de todos os empregados de determinada empresa, demonstrando a importância que cada um deles tem na sua própria segurança e de toda a empresa. Após passar por uma semana interna, os colaboradores  se tornam pessoas mais conscientes de seus direitos e deveres e começam a tomar cuidado com as suas atividades para prevenir as doenças ocupacionais e os acidentes do trabalho.

Outro objetivo da SIPAT é mostrar para o dono da empresa que ele é o maior responsável pela segurança e qualidade de vida de seus funcionários, por isso ele tem o dever de oferecer as melhores condições possíveis para que seus empregados trabalharem com conforto e saúde, ou seja, o empresário precisa assegurar o bem-estar e a saúde de todos seus funcionários.

A SIPAT também é uma forte aliada no combate a problemas de comportamento dos trabalhadores, como o uso de drogas, fumo, alcoolismo e falta de ética e cuidado no trabalho.

Atividades na SIPAT

A SIPAT procura conscientizar todos os profissionais para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e para que todos entendam os assuntos que são abordados nessa semana interna a SIPAT realiza diversas atividades como: gincanas, palestras, brindes, teatro, música, humor e muitas outras.

Os assuntos abordados em uma SIPAT são muitos, nos quais estão: prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais, o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho, prevenção de incêndios e muito mais.

Algumas empresas especializadas em atividades para a SIPAT, como por exemplo, a empresa paulista Conceito Zen, oferecem diversas opções de serviços para clientes.

Em contato com a sócia da empresa, Iara Pereira, soubemos que é muito comum seus clientes realizarem palestras, apresentações teatralizadas com personagens e também um dia relaxante com massagem para os funcionários. Desta forma, o evento fica mais dinâmico e gera maiores expectativas para os funcionários.

Para conhecer mais sobre as atividades para SIPAT da Conceito Zen, indicamos acessar o link http://www.conceitozen.com.br/sipat.html

Podemos concluir portanto, que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) foi criada para ajudar na prevenção de riscos nas empresas e garantir a todos os trabalhadores uma melhor qualidade de vida. Essa semana é obrigatória em todas as empresas brasileiras e as que não cumprirem a lei serão multadas pelo MTE.